BLOG

Um time motivado

Pensar em ~um time motivado, motivação corporativa, em meio a tantas notícias negativas, especialmente para as micro e pequenas empresas é mais que um enorme desafio.

Vemos os gestores envolvidos em tantas tarefas, preocupados com as más notícias mercadológicas, com a previsões negativas de crescimento, com aumento das alíquotas dos tributos, as más práticas da concorrência. É um turbilhão de situações que muitas vezes fazem com que esses profissionais deixem de perceber que ao seu redor existe um time famigerado pelo seu mesmo objetivo: ver sua empresa crescer!

É isso mesmo. Os líderes e gestores deixam de crescer o tanto que poderiam, simplesmente por deixar de acreditar e motivar a equipe que está ao seu lado, vestindo a camisa da empresa. Pelo fato de acreditarem  que o colaborador não quer nada da empresa, além do salário e benefícios que são pagos no final do mês.

Vemos uma nova gama de profissionais, que além do retorno financeiro, querem mais da empresa em que trabalham. Querem se orgulhar por trabalharem em uma empresa que vai na contramão da crise, que cresce contando com a participação de cada um de seus colaboradores, que reconhece que cada um é peça fundamental para o bom desempenho da empresa.

Para manter uma equipe motivada, é preciso alguns cuidados dos gestores e líderes, tais como:

  • atenção: o líder precisa conhecer cada membro do seu time, a falta de atenção e proximidade dificulta os ensinamentos e feedbacks.
  • Respeito: conhecendo a fundo sua equipe é possível liderar com respeito, saber as limitações de cada um e também em qual área cada qual poderá se desenvolver melhor.
  • Transparência: os colaboradores precisam saber o que acontece na empresa, a menos que se trate de informações estratégicas e confidencias. A transparência gera credibilidade e confiança do colaborador em seu líder.
  • Metas: metas claras e com objetivos bem definidos, motivam o time a sempre alcança-las. É preciso ter um porque de cada meta a ser estabelecida.

Saber motivar é uma tarefa árdua, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que se dispõe a fazer de sua empresa, um celeiro de profissionais comprometidos e imbatíveis!

 

Regina Rocha

Diretora Administrativa do Instituto Zuriel

#balançopatrimonial#InstitutoZuriel#profissionaladministraçãobalançosmunicípiospublicação