BLOG

Treinamento e Formação para Pregoeiros

O pregoeiro é um dos responsáveis pela condução de licitações e contratações públicas nas seguintes modalidades: pregões presenciais e eletrônicos, leilão, registro de preços e outros.

Serenidade, razoabilidade, ética e profissionalismo são características fundamentais para o profissional. Além disso, é necessário conhecer a legislação e a utilização dos princípios e critérios de economicidade do negócio, transparência nos procedimentos e isonomia entre as partes que pretendem firmar contrato com o Poder Público.

Como a modalidade “pregão” ganhou lugar de destaque junto aos órgãos, o profissional responsável por conduzir os processos, denominado pregoeiro, possui grandes desafios para ter a sua atividade reconhecida como profissão.

Suas atribuições incluem: coordenação e acompanhamento dos trabalhos da equipe de apoio, condução do procedimento licitatório, credenciamento dos interessados, recebimento das documentações, propostas e declarações dos licitantes, conferência do pleno atendimento aos requisitos de habilitação, aceitabilidade, classificação e adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

É o pregoeiro quem faz a abertura dos processos e o julgamento, além de analisar tecnicamente qual proposta é mais vantajosa. Cabe a ele a negociação de valores visando a redução de custos, o acompanhamento dos itens, a análise dos recursos eventualmente apresentados pelos concorrentes e outras funções juntamente com a Comissão de Licitação.

Portanto, para que os processos sejam realizados como a Lei determina e a condução dos trabalhos seja de forma transparente e eficiente, a formação deste profissional deve ser conduzida corretamente, buscando atualização jurídica constante e a troca de experiências. O Instituto Zuriel oferece soluções para o desenvolvimento da atividade do pregoeiro. Profissional este que precisa estar devidamente preparado e atualizado. Elaboramos um curso de capacitação focado nesta área, pensando no melhor trabalho a ser desenvolvido, contribuindo para a formação e atualização de pregoeiros e equipe de apoio.

São abordados vários temas como, por exemplo, conceitos e evolução dos procedimentos, vantagens e desvantagens do pregão, recursos, pregão na forma eletrônica, distinção do pregão face às demais modalidades licitatórias e outros.

Acesse o site institutozuriel.com.br e saiba mais sobre o curso.