BLOG

A importância da publicação de Balanços Patrimoniais

A importância da publicação de Balanços Patrimoniais

Os Balanços Patrimoniais são levantamentos contábeis que se destinam a demonstrar qualitativamente e quantitativamente, por um determinado período, a posição patrimonial e financeira de uma empresa ou entidade.

O principal objetivo deste demonstrativo é apresentar os registros que afetaram o patrimônio da empresa e levar conhecimento e análise da real situação financeira da mesma. Sendo assim, existe a necessidade de resumir e apresentar os dados de forma adequada. Esta tarefa de resumir e apresentar os elementos para análise e interpretação será simplificada se a contabilização das operações for feita com critério e apresentada de forma correta no Balanço.

A Lei exige que o Balanço seja levantado no fim de cada exercício financeiro que geralmente coincide com o fim do ano civil, 31 de dezembro. No entanto, pode ser levantado mais de uma vez por determinação de Estatuto Social, que é a forma jurídica das Sociedades Anônimas (S/A), mas isto também é pouco comum. Para que o Balanço Patrimonial tenha validade, ele precisa ser elaborado em conformidade com a legislação comercial vigente na data de seu encerramento.

Segundo a Lei 6.404/76 (chamada “Lei das S.A.”), a que determinada às regras das publicações, a demonstração de cada exercício, deve ser estruturada de acordo com os preceitos da Lei, segundo os Princípios Fundamentais de Contabilidade e deverão ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes do exercício anterior.

Deve-se ressaltar que é de extrema importância que as empresas que desejam vender ou contratar com a administração pública de forma geral, façam suas publicações em dia, nos critérios que a Lei exige, uma vez que em alguns casos, esse documento é imprescindível para participação em certames licitatórios.

Também é de suma importância que os balanços sejam publicados da forma correta, para aquelas empresas que tem interesse em ter novos investidores externos, na maioria das vezes, as divulgações de empresas lucrativas, são feitas com avaliações à partir das publicações dos balanços patrimoniais.

A Zuriel, conta com uma equipe preparada para diagramação e correção. Não perca tempo, regularize as publicações de seus balanços patrimoniais dos exercícios anteriores, faça um orçamento conosco e comprove: A Zuriel é a melhor empresa para publicações de balanços patrimoniais.